+

Projetos de Pesquisa

PROJETO DE PESQUISA LETRAMENTOS DIGITAIS: PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO DOCENTE

  • Vigência:  21/04/2021 a 23/04/2023
  • Coordenadora: Annie Rose dos Santos
  • Colaboradores: Ana Paula Franco Nobile Brandileone e Vanderléia da Silva Oliveira

Resumo: No atual contexto mundial, novas tecnologias, novas linguagens e novas maneiras de construção de sentidos emergem, assim como distintas formas de interações verbais por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) (CAMARGO; DAROS, 2018). Ao vivenciarmos a era da tecnologia digital, observamos que tanto a educação básica quanto o contexto do ensino superior estão carentes de formação continuada docente, além de enfrentarem dificuldades com infraestrutura e a falta de políticas públicas educacionais mais adequadas a esse cenário. Neste sentido, este projeto de pesquisa justifica-se ao possibilitar diálogos sobre as demandas dos novos letramentos e dos letramentos digitais e, também, subsidiar a práticas docentes pedagógicas. Reitera-se que a formação de professores perpassa diretamente pela construção desse novo sujeito (BACICH; NETO; TREVISANI, 2015). Por essa razão, é necessário que a escola e a universidade trabalhem com a diversidade de suportes, textos, linguagens, plataformas digitais e gêneros que fazem parte das chamadas práticas das tecnologias de informação na formação docente. Assim, este projeto tem por objetivo dialogar e investigar sobre as perspectivas teórico-metodológicas de ensino e aprendizagem que embasam a formação de professores para o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em suas práticas pedagógicas. Como objetivos específicos, produzir materiais didático-pedagógicos que contribuam para a ampliação do diálogo e didatização sobre letramentos digitais na formação de professores; Criar o Grupo de Pesquisa em Letramentos Digitais (GPeLD); Investigar as cognições de professores sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em suas práticas pedagógicas. Com relação à metodologia do projeto, será realizado um levantamento bibliográfico das perspectivas teórico-metodológicas sobre o uso das TDIC na prática pedagógica. Com o levantamento e diálogo sobre essas bibliografias, será proposta a produção de materiais didático-pedagógicos que envolvam o trabalho docente na perspectiva do letramento digital. Além disso, serão aplicados questionários de cunho dissertativo aos docentes que participarem dos cursos de formação docente continuada ofertadas pelo Nead. Espera-se com a realização de estudos sob a ótica do letramento digital no escopo do referido projeto de pesquisa contribuir para a formação continuada de professores em todos os níveis de ensino, constituindo-se em agente transformador da reflexão sobre seu papel no processo de ensino e aprendizagem.


 ESTUDOS DIALÓGICOS DA LINGUAGEM E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Vigência:  27/11/2021 a 26/11/2024
  • Coordenadora: Cláudia Valéria Doná Hila
  • Colaboradores: Lilian Cristina Buzato Ritter

Resumo: A pesquisa circunscreve-se na área de pesquisas em Linguística Aplicada (LA), assumindo, em termos teóricos, a concepção dialógica de linguagem como eixo norteador para a produção das reflexões a serem desenvolvidas durante a pesquisa e o reconhecimento dos gêneros discursivos como balizas para as condições de produção e de desenvolvimento da linguagem, em sala de aula de Língua Portuguesa. Objetiva refletir sobre o processo de elaboração didática da teoria dialógica de linguagem para as práticas de leitura, produção textual e análise linguística, em materiais didáticos de Língua Portuguesa da Educação Básica. A pesquisa é de natureza qualitativo-interpretativista e, metodologicamente, caracteriza-se como bibliográfica (ou de revisão bibliográfica), a fim de subsidiar materiais e produtos didáticos na formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa.


DIDÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUAS: PERSPECTIVAS E REALIDADES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA FRANCESA

  • Vigência: 08/11/2020 - 07/11/2025
  • Coordenadora: Ana Paula Guedes
  • Colaborador: Wagner Belinato

Resumo: Investigar a formação didática do acadêmico do curso de Letras / Português-Francês e Literaturas Correspondentes sob objetivo principal de verificar a capacidade de identificação, implantação e avaliação de metodologias e abordagens para o ensino da língua francesa.


FRANCOFONIA – CONFLITOS, CONTEXTOS E PERSPECTIVAS

  • Vigência: 21/01/2022 - 20/01/2027
  • Coordenadora: Wagner Belinato

Resumo: Ambígua e conflituosa, a história da expansão colonial francesa contribui significativamente para o crescimento do número de falantes de Língua Francesa, que conta atualmente com cerca de 136 milhões de falantes nativos em 31 países e 13 territórios de todos os continentes, de culturas variadas, utilizando o idioma como Língua Materna ou Segunda. Soma-se a isso o número de falantes de Francês Língua Estrangeira, que pode chegar a até 500 milhões de indivíduos, de acordo com estimativas de estudiosos. Os países e territórios outrora dominados pelos franceses reúnem-se no que se convencionou chamar “Francofonia”, conceito múltiplo (Apter, 2005) que se define principalmente pelo conjunto de povos e grupos humanos que falam francês como Língua Materna, Segunda ou Estrangeira. Tanto o conceito de “Francofonia” é fluido quanto os cenários culturais em que a Língua Francesa está presente são diversos que permitem a Philippe Blanchet (2019) apresentar o conceito de “Francofonias”. A contribuição das manifestações de cunho identitário, social e literário, bem como modificações idiomáticas, entre outros, configuram importante objeto no âmbito dos estudos franceses e justificam a necessidade de projeto que possa verificar tais vertentes.


LITERATURA E OUTRAS LINGUAGENS – RELEITURAS COMPARADAS E O ENSINO DE LITERATURA (ROMANCE, DRAMA, ÓPERA, FILME, CORDEL, ENTRE OUTROS)

  • Vigência: 03/09/2020 a 02/09/2023
  • Coordenadora: Margarida da Silveira Corsi

Resumo: Este projeto de pesquisa, situado no campo da literatura comparada e da literatura e outras artes, na teoria dos gêneros literários e sua ampliação para os gêneros discursivos de BAKHTIN (1992), especialmente no que se refere aos pilares constitutivos dos gêneros: estrutura composicional, tema e estilo e na transtextualidade de GENETTE (1982), propõe a realização de análises preferencialmente comparativas e ou intertextuais das obras a serem selecionadas com suas transposições. Averigua também as possíveis ampliações do tema, do estilo e da estrutura composicional, o que, a nosso ver, atribui ao hipertexto elementos concernentes à representação dos contextos sócio-histórico-ideológicos das obras, especialmente relacionados à pluralidade de universos culturais e ao hibridismo dos gêneros. Este projeto ainda vislumbra a composição de trabalhos didáticos acerca das obras analisadas, a partir dos pressupostos da leitura subjetiva, segundo ROUXEL (2012 - 2013), LANGLADE (2013), JOUVE (2013), MICHELETTI (2000; 2001), entre outros. A partir destas ações, desejamos a) construir um arcabouço teórico que possa servir de embasamento a novas análises (comparativas ou intertextuais, entre outras) de obras literárias ou destas com obras pertencentes a outras esferas de arte, e b) apresentar análises que possam servir de estimulo para a elaboração de propostas de trabalhos acerca da leitura e letramento literário com fins didáticos.


IMPLEMENTAÇÃO DE PROPOSTAS DISCURSIVAS DE LEITURA E ESCRITA DE MATERIALIDADES DIVERSAS

  • Vigência: 20/06/2020 a 19/06/2023
  • Coordenadora: Luciana Cristina Ferreira Dias di Raimo
  • Colaboradores: Eliana Alves Greco

Resumo: Este projeto de pesquisa tem por objetivo elaborar e implementar propostas de intervenção pedagógica em uma perspectiva discursiva materialista, voltadas para o ensino de Língua Portuguesa. As atividades propostas terão como foco problematizar questões pertinentes ao ensino da leitura de língua portuguesa, apresentando possíveis encaminhamentos para a abordagem do texto (tanto na leitura quanto na escrita), de modo a criar condições para redimensionar a sala de aula em um espaço de efetivação de autoria por parte de alunos e (também) de professores.